O primeiro-ministro de São-Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, que se encontra de visita privada na República Portuguesa, fez quinta-feira uma visita de cortesia ao recém empossado presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa,- Soube-se hoje de fonte governamental são-tomense.

De acordo com a fonte do gabinete do chefe do governo são-tomense, os dois dirigentes aproveitaram a oportunidade para passar em revista o estado da cooperação entre os dois países e as condições de sua expansão.

Foram particularmente passadas em revista questões relacionadas com a CPLP e as políticas do Mar, tendo em conta a importância desta componente territorial na economia dos dois países, – adiantou a fonte.

Os dois dirigentes encararam ainda a possibilidade de uma visita do Chefe de Estado Português à São-Tomé e Príncipe ainda no decorrer do presente ano.

O chefe do executivo são-tomense, que felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela eleição como chefe de Estado português, salientou partilha a mesma visão do potencial de desenvolvimento das relações económicas no espaço lusófono, a nível bilateral e no quadro da CPLP.

A última visita de um chefe de estado português à São-Tomé e Príncipe aconteceu em 2000 durante o mandato do presidente Jorge Sampaio.

Fonte: STP Press